Coelha Xuxa dando de mamar para seus filhotes

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Miami está sendo invadida por caramujos gigantes


Do R7
  • lesmas-gigantes-africanas-hgGetty Images
Se você acha que esse caramujo é lerdo, espera só até ver a velocidade em que ele se reproduz


Funcionários do governo estão fervendo os miolos para conter uma ameaça que vem assolando a cidade de Miami, na Flórida, nos EUA. A agricultura na parte sudoeste da cidade está vivendo dias difíceis porque não consegue controlar uns caramujões que apareceram por lá. Não são caramujos comuns. São caramujos gigantes africanos.  

Parece coisa de ficção científica, mas não existe nada mais humano que isso. Alguém coloca um animal em um ambiente que não é o dele e, sem predadores, o bicho faz a festa.

Este é um dos tipos de caramujo mais vorazes que existem no mundo. Eles comem cerca de 500 tipos diferentes de plantas e, por ano, botam 1.200 ovos. Para deixar as coisas ainda mais desagradáveis, eles são hermafroditas e, por não precisar de sexo para gerar e fecundar esses ovos, não dão ponto sem nó na hora de espalhar suas crias.

Esses caramujos podem acarretar um surto de um tipo de meningite que não é fatal, mas, ainda assim, é meningite. O tamanho deles é de arrepiar os cabelinhos da nuca. Um exemplar adulto chega a medir 25 cm de comprimento

Não é por nada que estas lesmas devastadoras têm o seu comércio controlado pelo governo. Nos EUA, elas só podem entrar se for para serem utilizadas em pesquisa científica e, mesmo assim, já necessidade de uma permissão especial.

Ainda não se sabe como as monstras chegaram até a Flórida, mas o governo imagina que tenha sido culpa de um cara chamado Charles L. Stewart, um charlatão que tentava convencer as pessoas de que o muco dos caramujos tinha propriedades curativas. Ele ainda é procurado pela polícia, mas as pessoas que caíram na conversa dele e beberam o muco ficaram muito doentes.

Para evitar que os caramujos fujam do controle, 50 agentes ambientais estão visitando casa por casa e pegando as criaturas asquerosas com luvas. Depois de capturadas, elas são mortas por congelamento.

Não é a primeira vez que o sul da Flórida se vê as voltas comum problema desse tipo. Em 1966, um garoto foi para o Havaí e, quando voltou, trouxe três desses bichos consigo. A mãe dele achou nojento e soltou os gosmentos no quintal. Em pouco tempo, havia 18 mil caramujões emporcalhando tudo e o governo demorou uma década inteira para se livrar da ameaça.

                                Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário